quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Hora de apontar os erros!
O São Paulo tinha condições de ganhar tudo em 2009. Contratou bem, não vendeu nenhum titular e manteve o técnico tricampeão nacional. Mas deu tudo errado. Não ganhou (ganhará) nada neste ano. Será a primeira temporada sem troféus desde 2004. Hora de corrigir os erros, certo? Mas como corrigir se a diretoria parece não ter aprendido.
Pelas especulações que surgem nos bastidores do Morumbi, o São Paulo está perto de cometer mais erros para 2010. Pelo visto, já assinou contrato com Carlinhos Paraíba, Fernandinho e Marcelinho Paraíba. É muito canhoto junto! Ainda mais se juntarmos a Júnior César, Richarlyson, Jorge Wagner e Marlos. Só Hugo, com proposta do Grêmio, deve sair.
Washington e Borges também não terão seus contratos renovados, a não ser que haja uma reformulação drástica no planejamento. Mas quem assumirá a camisa 9? Falam em Alecsandro, Ricardo Oliveira e Rafael Sóbis. Se vierem, precisa ser só um. Contratar duas estrelas e ainda manter Dagoberto é aumentar a disputa dentro do elenco, um dos motivos dos fracassos de 2009. "Picuinhas" atrapalharam o Tricolor no ano.
Rodrigo também deve sair, assim como Bosco. No gol, o São Paulo conta com Denis, mas quem será o zagueiro. Você, são-paulino, sente confiança em Renato Silva? E em Aislan? Pois é, nem Ricardo Gomes. Montar a defesa só com André Dias e Miranda é suicídio. Uma boa opção é Breno, de saída do Bayern de Munique.
Camisa 10
Sentiu falta de alguma coisa, né? Juvenal Juvêncio prometeu um camisa 10 de respeito para o ano que vem. Fala-se em Danilo (outro canhoto), Juninho Pernambucano, Rivaldo (canhoto), Alex e Conca (chega de canhoto!!!). São bons nomes, mas a competitividade ficará lá no alto. Problemas de relacionamento serão freqüentes.
Mas, como não sou eu que contrata...
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Brasileirão vai ter campeão?
Estava errado. Ao contrário do último post, publicado há duas semanas (faz tempo...), nenhum time tem pinta de campeão brasileiro em 2009. Ainda. Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Internacional e até o Flamengo podem acabar conquistando o torneio, mas terão de melhorar muito ainda.
O Palmeiras peca quando mais se espera dele. Os jovens demonstram falta de maturidade, enquanto Diego Souza e Vágner Love, desequilíbrio. Não é a toa que Muricy Ramalho voltou a distribuir patadas e Marcos soltou os cachorros para cima de Wendel e Robert, após a derrota para o Flamengo.
O Atlético-MG ganhou força no segundo turno. A diretoria buscou o goleiro Carini, o volante Corrêa e o meia Ricardinho, além de manter Diego Tardelli. O time tem banco, o que pode fazer a diferença na reta final. Aliás: elogio especial para Ricardinho, que acabou com o São Paulo. Ele é um meia em extinção.
O São Paulo cai a cada rodada. Tropeçou contra Santo André e Coritiba, empatou com Palmeiras e Corinthians, perdeu para Flamengo e Atlético-MG. Conquistou apenas um dos últimos nove pontos. Os destaques murcharam e a empolgação foi pelo ralo. Parece que o Jason faleceu de vez em 2009.
O Inter foi forçado a demitir Tite, depois de tanta pressão de imprensa e torcida, e foi atrás de Mário Sérgio. Seu último grande clube foi o Botafogo, em 2007. Mesmo assim, por três jogos. Com ele no banco e sem Nilmar, vendido, o Colorado terá que se contentar com a Libertadores. Os tropeços, porém, preocupam.
Por fim: o Flamengo é quem tem jogado melhor. Venceu sete dos últimos nove pontos. Atropelou o Palmeiras e acabou com a boa fase do São Paulo. Petkovic tem feito a diferença, assim como Adriano. Mas... não tem elenco para vencer o Campeonato Brasileiro.
Aí, fica difícil...
FOTO: VIPCOMM
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Pinta de campeão!
2006. São Paulo 2 x 0 Goiás.
2007. São Paulo 2 x 1 Santos.
2008. São Paulo 3 x 0 Internacional.
Estas foram as partidas em que o São Paulo, então comandado por Muricy Ramalho, deu pinta de que seria campeão brasileiro, como realmente foi. É difícil escolher um jogo em particular, mas, caso o Palmeiras venha a se sagrar pentacampeão nacional, a vitória por 3 a 1 sobre o Santos, no último domingo, na Vila Belmiro, será o marco para a maioria dos palmeirenses.
O time jogou a la Muricy. E o que isso significa? Começou mais resguardado na defesa, sem chances de gol. Tomou um (pequeno) sufoco do Santos, o bastante para sofrer o gol de Luizinho. Mas, com confiança, partiu para o ataque e conseguiu a virada improvável para alguns, em especial para os rivais São Paulo, Goiás e Internacional, que tentavam secar o Verdão.
Diego Souza foi o nome da partida, com um golaço de cabeça. Figueroa também jogou muito e abusou dos cruzamentos precisos. Cleiton Xavier foi sumido, mas participou da jogada do terceiro gol. E Vágner Love, como todo centroavante, apareceu apenas na hora de finalizar para o gol vazio e matar o Santos. Azar de Luxemburgo, que aliás não lembra em nada aquele treinador campeão brasileiro por Cruzeiro e Santos, entre 2003 e 2004.
O reinado agora é de Muricy Ramalho. Vice-campeão em 2005. Tricampeão em 2006, 2007 e 2008. E cada vez mais perto do tetracampeonato particular, em 2009.
FOTO: GLOBOESPORTE.COM
Assinar:
Postagens (Atom)