quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Balanço de Transferências


A janela de transferências finalmente fechou. Com ela, muitos bons se foram. Alguns craques, como Nilmar. No entanto, ficaram outros tantos, como o insatisfeito Miranda e o temperamental Kléber. Tentarei fazer uma análise de todos os 20 times do Brasileirão, com a intenção de ver quem melhorou ou piorou.

Começarei pelos paulistas.

Barueri

Contratações: Otacílio Neto (atacante, Barueri).

Saídas: João Leonardo (zagueiro, América-RN), Fernandinho (atacante, Hertha Berlim-ALE) e Pedrão (Al Shabab-CAT).

Análise - O Barueri ficou mais fraco. Perdeu o seu grande artilheiro para o mundo árabe e também viu seu melhor jogador deixar o clube antes do fim da competição. O sonho de surpreender e brigar por Libertadores ficou pelo caminho. Agora, o sonho é mesmo a Copa Sul-Americana.

Corinthians

Contratações: Edgar Balbuena (zagueiro, Libertad-PAR), Paulo André (zagueiro, Le Mans-FRA), Edu (volante, Valencia-ESP), Marcelo Mattos (volante, Panathinaikos-GRE), Defederico (meia, Huracán-ARG) e Bill (atacante, Bragantino).

Saídas: Wellington Saci (lateral-esquerdo, Atlético-MG), André Santos (lateral-esquerdo, Fenerbahçe-TUR), Cristian (volante, Fenerbahçe-TUR), Fabinho (volante, Cruzeiro), Douglas (meia, Al Wahda-CAT), Lulinha (meia, Estoril-POR), Acosta (atacante, Náutico) e Otacílio Neto (atacante, Barueri).

Análise - O Corinthians também perdeu força. E muita. Era o melhor time do Brasil por ter um lateral ofensivo e que sabia marcar, pela boa fase de um volante cuja raça e disposição impressionavam e por ter um camisa 10 na acepção da palavra. Perdeu tudo isso. De quebra, Ronaldo ainda se machucou e prejudicou os planos de Mano Menezes. Ainda bem que a Libertadores está garantida...

Palmeiras

Contratações: Henrique (lateral-direito, Ituano), Figueroa (lateral-direito, Colo Colo-CHI), Obina (atacante, Flamengo), Robert (atacante, América-MEX) e Vágner Love (atacante, CSKA Moscou-RUS).

Saídas: Fabinho Capixaba (lateral-direito, Avaí), Mozart (volante, Livorno-ITA), Evandro (meia, Atlético-MG) e Keirrison (atacante, Barcelona-ESP).

Análise - Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras pode comemorar o fato de ter melhorado seu elenco na janela. Apesar de perder Keirrison para o Barcelona, trouxe Obina e repatriou Vágner Love. Ou seja, aumentou as opções de ataque. Contratou ainda dois laterais e se livrou de Fabinho Capixaba e Mozart. Por fim, trocou Vanderlei Luxemburgo por Muricy Ramalho. Isso que é upgrade.

Santo André

Contratações: Rogério (zagueiro, Bahia), Eduardo Ratinho (lateral-direito, Fluminense), Ávine (lateral-esquerdo, Bahia), Sidney (volante, Trofense-POR), Dionísio (volante, Santos), Camilo (meia, Cruzeiro) e Wanderley (atacante, Cruzeiro).

Saída: Dininho (zagueiro, sem clube).

Análise - Perdeu o bom trabalho de Sérgio Guedes para apostar em Alexandre Gallo, técnico de trabalhos instáveis e muitos problemas de relacionamento por onde passa (Santos, Inter, Bahia...). Com isso, perdeu a força que mostrou no início do Brasileiro. Trouxe alguns bons nomes, como Eduardo Ratinho e Wanderley, mas nada que o tirasse do cargo de coadjuvante.

Santos

Contratações: Sérgio (goleiro, Itumbiara), George Lucas (Celta-ESP), Rodrigo Mancha (volante, Coritiba), Emerson (volante, Milan-ITA) e Jean (atacante, Al Sharjag-CAT).

Saídas: Fabiano Eller (zagueiro, Internacional), Adriano (volante, São Caetano), Roberto Brum (volante, sem clube), Molina (meia, Seongnam Ilhwa-COR), Lúcio Flávio (meia, Botafogo), Bolaños (atacante, Internacional) e Roni (atacante, Fluminense).

Análise - Fez uma única boa contratação - George Lucas - e repatriou Emerson, mais pela grife do que pela fase atual. Ainda tem pérolas em seu elenco, como o veterano Sérgio (ex-Palmeiras) e o inconstante Jean (ex-Flamengo, Fluminense, Vasco e Corinthians). Perdeu nomes importantes, como Fabiano Eller, Molina e Roni. De quebra, recorreu aos trabalhos de Vanderlei Luxemburgo. Pode-se dizer que, se não piorou o que já tinha, também não melhorou.

São Paulo

Contratações: Adrián González (lateral-direito, San Lorenzo-ARG), Nelson Saavedra (zagueiro, Palestino-CHI), Rodrigo (zagueiro, Dínamo de Kiev-UCR) e Marlos (meia, Coritiba).

Saídas: Jean Rolt (zagueiro, Ponte Preta), Eduardo Costa (Monaco-FRA) e André Lima (atacante, Botafogo).

Análise - Trouxe um lateral-direito de origem, que mostrou qualidade e experiência que podem ser úteis. Garantiu a permanência de Rodrigo, recuperado de embolia, e trouxe Marlos, revelação do Coritiba. De quebra, perdeu Eduardo Costa, Jean Rolt e André Lima, que não farão falta neste momento. O maior reforço, porém, é a volta de Rogério Ceni. Ficou mais forte para o segundo turno.

Nenhum comentário: