Sinceramente, ainda não sei o que pensar sobre Dunga. Um ex-jogador que virou um bom técnico? Uma pessoa que conhece de futebol, mas pouco de tática? Um treinador com uma comissão técnica experiente? Não sei. Prefiro analisar o momento. Agora, Dunga faz um excelente trabalho e merece todos os louvores.
Um dos méritos de Dunga é definir com praticamente nove meses de antecedência a maioria dos convocados para a Copa de 2010. Agravantes inesperados, como contusões, podem fazer com que a lista mude, mas a base é esta. Em uma prévia análise, faltam: o terceiro goleiro, um lateral-esquerdo, dois volantes, um meia e dois atacantes.
Goleiro
Júlio César é o titular com todos os méritos. É o melhor goleiro do mundo na atualidade, sem dúvida. O seu reserva é Victor, goleiro de boas atuações e que ganhou Dunga. O problema é quem será o terceiro. O favorito parece ser Gomes, mas Renan (Valencia-ESP), Doni (Roma-ITA) e até Marcos (Palmeiras) podem pintar.
Lateral-direito
Aqui, não há dúvida. Maicon e Daniel Alves são os únicos que agarraram a chance com a camisa 2 e merecem muito a posição. Azar de Cicinho e outros, que passaram por ali, mas não agarraram a chance como deveriam.
Zagueiro
Vários garantidos também. Se não houver problema físico, acredito no quarteto Lúcio, Juan, Luisão e Miranda. Destes, quem mais corre risco de ficar fora é Juan, pois vive machucado. O seu lugar pode ser ocupado por Thiago Silva (Dunga o adora) ou Alex Silva (idem ao anterior).
Lateral-esquerdo
André Santos teve uma chance de ouro na Copa das Confederações e a agarrou com muita personalidade. Merece o lugar, ao menos por enquanto. Seu reserva, todavia, é uma incógnita. Kléber voltou a jogar bem e pode voltar, por ter a confiança da comissão técnica. Marcelo, ainda muito jovem, parece imaturo para assumir um espaço na Seleção. Gilberto foi muitas vezes convocado, mas perdeu espaço.
Volante
Gilberto Silva é o queridinho e não sei de lá. Ponto final. Felipe Melo foi o grande achado da posição e deve seguir o mesmo caminho até o final da Copa. Na reserva, restam duas vagas. Josué foi mais vezes convocado, mas ainda não emplacou. Mineiro perdeu espaço e ficou esquecido. Os jovens Lucas, Anderson, Hernanes e Denilson são os favoritos para as outras duas vagas, ainda abertas. Até Richarlyson pode pintar. Acho que Renato, do Sevilla, merecia ao menos uma chance.
Meia
Kaká é o camisa 10 e grande estrela da constelação. Sua presença é até mais importante do que a de Dunga. Seu reserva, porém, é outro problema a ser resolvido. Diego é o mais indicado, mas não goza da confiança do chefe. Melhor para Júlio Baptista. Só uma temporada brilhante do ex-santista na Itália pode sensibilizar Dunga. Nas outras duas vagas, Elano e Ramires devem ser os escolhidos, até pela produtividade.
Atacante
A dupla Robinho e Luís Fabiano é intocável, ao menos por enquanto. O camisa 9 marcou 19 gols na era Dunga, o que o credencia a ser o titular absoluto. Seu reserva, a princípio, segue indefinido. Adriano, Nilmar, Alexandre Pato e Ronaldo brigam pelo lugar. Se continuar marcando gols no Flamengo, vai Adriano. Assim, o reserva de Robinho seria... Nilmar. Dunga não vê em Pato um jogador pronto para a Seleção principal. Já Ronaldo... bem, não duvidem!
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário