terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pé de obra

O jornalista Paulo Vinícius Coelho lança nesta terça-feira à noite, em São Paulo, o livro Bola Fora - A História do êxodo do futebol brasileiro. As 196 páginas do belo texto de PVC mostram uma realidade ruim do atual futebol nacional: perdemos craques a rodo. Além disso, passamos a perder também os grandes jogadores, os bons, os regulares e, algumas vezes, até os fracos.

Os números são claros. Desde a abertura da janela de transferências, no início de agosto, 531 jogadores (sejam craques, bons ou ruins) deixaram o Brasil em busca de oportunidades na Espanha, em Portugal, na Alemanha, no Japão, na Lituânia, na Turquia...

Isto é um caso sério e que compromete o futuro do futebol brasileiro. Recentemente, a Placar fez uma matéria expondo as dificuldades dos clubes de manterem jogadores de 12, 13 e 14 anos, já assediados pelos grandes europeus. Aconteceu isso com os laterais Rafael e Fábio, que trocaram o Fluminense pelo Manchester United, e também com o atacante Alexandre Pato, que após seis meses no profissional foi vendido ao Milan.

Esta fraqueza econômica só atrapalha a evolução do futebol brasileiro, que acontece de forma quase imperceptível. Adequação de calendários, loterias para salvar os clubes e muito menos a Lei Pelé impedirá que Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Fluminense, Internacional e todos os outros percam suas promessas. É preciso algo mais.

Nenhum comentário: