domingo, 21 de junho de 2009

2009 acabou


Depois de demitir o técnico Muricy Ramalho na última sexta-feira, o São Paulo já anunciou seu substituto. É Ricardo Gomes, ex-zagueiro de Fluminense, Paris Saint Germain (FRA) e Seleção Brasileira. Seu currículo como treinador, porém, não chega nem aos pés dos frutos colhidos em sua época de atleta.

Aos 44 anos, Ricardo Gomes trabalhou no Vitória, no Sport, no Guarani, no Juventude, no Flamengo e no Fluminense. Destes, fez um bom papel somente no Juventude, quando foi 7º colocado no Campeonato Brasileiro de 2002. Depois, assumiu a Seleção Brasileira sub-23, com o objetivo de levar o time às Olimpíadas.

O time tinha Kaká, Diego, Robinho, Elano, Daniel Carvalho, Adriano, Nilmar, Dagoberto... e ficou pelo caminho. No Torneio Pré-Olímpico, Kaká e Adriano não jogaram porque não foram liberados por seus clubes, mas o resto estava em campo. Resultado: decepção e eliminação após derrota para o fraco Paraguai.

Depois daí, Ricardo Gomes rodou o futebol francês. Dirigiu Bordeaux (foi campeão nacional) e Monaco, onde nunca engrenou. Seu último trabalho não o credencia a resolver os problemas do São Paulo. Ficou em 11º lugar no Campeonato Francês e foi dispensado duas rodadas antes do término do torneio.

Conclusão
Digo tudo isso porque, no momento em que Juvenal Juvêncio contratou Ricardo Gomes, acredito que a temporada de 2009 acabou. O time não se encontra em campo, não tem Rogério Ceni e, agora, apostará em um técnico mediano, que coleciona trabalhos abaixo da média. Apesar de ser um ser humano decente (acredito!), ele está longe de ser o nome ideal.

Aposto também que Ricardo Gomes ficará somente até o final do ano no São Paulo. A partir daí, o clube procurará um nome de mais peso. Cuca (que tem bom relacionamento com Juvenal) é o favorito, na minha opinião, mas Abel Braga (se a multa rescisória no Catar não pesar) pode entrar na briga. Tite, dependendo de seus resultados pelo Internacional, também é um nome forte.

Paulo Autuori é o preferido, mas...

É... o ano de 2009 acabou. O São Paulo terá que se contentar em disputar, talvez, a Copa do Brasil, enquanto o rival Corinthians retorna à Libertadores. Triste, né?!

FOTO: DANIEL KFOURI (AP)