sábado, 13 de junho de 2009

Cristiano Ronaldo - O mais caro de todos os tempos


O atacante Cristiano Ronaldo é o novo reforço do Real Madrid. Os espanhóis preferem não confirmar o acerto, mas o Manchester United já aceitou a oferta de 96 milhões de euros pelo craque português. O negócio está tão fechado com Ronaldo sabe até que camisa usará no time merengue. Acostumado ao número 7, o português será o camisa 9, uma vez que Raúl, queridinho da torcida espanhola, já é o 7.

Os 96 milhões de euros desembolsados pelo Real Madrid fazem com que Ronaldo seja o jogador mais caro da história do futebol mundial. Antes, o posto pertencia a Zinedine Zidane, que deixou a Juventus rumo ao próprio Real, em 2001, pela bagatela de 70 milhões. Logo depois, vem Kaká, comprado pelo Real Madrid por 65 milhões de euros, na semana passada.

É fácil criticar os valores. Em tempos de crise, são raríssimos aqueles que tem 161 milhões de euros para torrar em dois jogadores apenas. Mas, como diria um amigo meu: "Deus deu vida para todos para cada um cuidar da sua". O dinheiro é do Real Madrid, do presidente Florentino Pérez, e não meu. Portanto, faça o que quiser com ele.

O que pode ser analisado é a montagem do time, que lembra muito a utilizada a partir de 2000. Com Florentino Pérez no comando, o Real Madrid comprou Figo, Zidane, Beckham, Ronaldo e Owen e montou um time galáctico, que tinha um super-ataque e uma defesa frágil demais. Títulos importantes vieram (uma Liga dos Campeões, quando estavam apenas Figo e Zidane), mas decepções apareceram mais.

Neste ano, não é diferente. O Real trouxe de uma só vez os dois jogadores mais desejados do futebol atual. Kaká e Cristiano Ronaldo farão sem dúvida um ataque fantástico, que melhoraria ainda mais com a chegada do espanhol David Villa, do Valencia, que deve ser anunciado na semana que vem. Mas e a defesa? Não adianta trazer craques para o ataque e contar que os jovens das categorias de base segurarão as pontas lá atrás.

Esse será o grande dilema do time espanhol. Um ataque fantástico, capaz de marcar cinco gols em um jogo. E uma defesa instável, capaz de sofrer até mais gols que o ataque marcou. Dinheiro para contratar o Real Madrid tem. E pode formar um grande time se quiser. Não somente um grande ataque.

Últimas
Além de Kaká, Ronaldo e Villa, o Real Madrid tem vários outros nomes em mente. O lateral brasileiro Maicon, da Inter de Milão, está na mira, assim como o volante espanhol Xabi Alonso, do Liverpool, e o meia espanhol David Silva, do Valencia. E os zagueiros? Só resta esperar. De defensores, a diretoria quer Ashley Cole, do Chelsea, e Arbeloa, do Liverpool. Ambos são laterais...

FOTO: SITE OFICIAL DO MANCHESTER UNITED

Um comentário:

Daniel Serrano disse...

não gosto desse ronaldo; é o produto best-seller dessa lógica empresarial do futebol inglês. que o ambiente do madrid, menos industrial, embora sim empresarial, faça-lhe bem.