domingo, 7 de junho de 2009

Brasil de Dunga é favorito em 2010


A goleada indiscutível do Brasil sobre o Uruguai, por 4 a 0, em Montevidéu, serve para muitas reflexões sobre o futuro da Seleção Brasileira e sobre o futebol que ela apresenta nos principais jogos. Além de quebrar um tabu de 33 anos sem vencer na capital uruguaia, o time canarinho mostrou um bom futebol, como a muito tempo não se via.

A partir da vitória, é possível pensar em alguns pontos cruciais:

1. Copa 2010:
Se a Copa do Mundo fosse hoje, o Brasil seria talvez o principal favorito para a conquista do torneio. Apesar de oscilar muito entre uma partida e outra, a Seleção mostra personalidade sempre que enfrenta um adversário de respeito. Foi assim sempre contra Argentina, Itália e, agora, Uruguai. Os adversários também não colaboram. A Argentina não engrenou com Maradona, enquanto Itália e Alemanha passam por uma entresafra. A França, apesar das últimas vitórias sobre o Brasil, não assusta como antes, assim como Holanda e Inglaterra. Sobra a Espanha.

2. Uma coisa é uma coisa...
Dizer que o time é o favorito não significa que o Brasil vai conquistar. Haja vista 2006... O time de Dunga tem muitos problemas, assim como os das Copas de 98, 2002 e 2006, mas também tem qualidades que os outros não tinha. Tem, por exemplo, uma maior consistência defensiva do que o time da última Copa, até pela característica dos jogadores. Não tem, porém, tantos jogadores capazes de decidir a partida em um lance apenas.

3. Luís Fabiano
Assistir Ronaldo marcar gols pelo Corinthians é animador e dá até esperança em um possível retorno à Seleção. Mas é bom ter respeito com quem hoje é o melhor centroavante do Brasil. O Luís Fabiano é o melhor camisa 9 que o Brasil poderia ter. Estreou na fogueira contra o Uruguai, no Morumbi, e garantiu a vitória por 2 a 1. Sempre que joga, deixa a sua marca. Seus números também impressionam: 10 gols em 13 jogos. É melhor que Adriano, está mais pronto que Alexandre Pato e em melhor forma física do que Ronaldo e Nilmar. Portanto, ele é o cara.

4. Dunga
Se alguém queria ver Dunga longe do banco de reservas em 2010, este sonho acabou de uma vez neste sábado. Desde que assumiu a equipe brasileira, há quase três anos, o Capitão do Tetra colecionou desafetos. Mas não se pode dizer que seu trabalho não é consistente. É o atual líder das Eliminatórias (24 pontos) e foi campeão da Copa América, em 2007, além de conquistar a medalha de bronze na China, em 2008. Foram 39 jogos, com 25 vitórias, 10 empates e 4 derrotas. Aproveitamento de 72,6%, maior do que os de Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira. Com Dunga, a Seleção mostra oscilação e passa aperto contra os adversários mais fáceis. Mas o desempenho contra Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina e Uruguai mostra que o time brigará por taça na África do Sul.

Brasil na Era Dunga:

Brasil 1 x 1 Noruega
Brasil 3 x 0 Argentina
Brasil 2 x 0 País de Gales
Brasil 4 x 0 Kuwait
Brasil 2 x 1 Equador
Brasil 2 x 1 Suíça
Brasil 0 x 2 Portugal
Brasil 4 x 0 Chile
Brasil 1 x 0 Gana
Inglaterra 1 x 1 Brasil
Brasil 0 x 0 Turquia
Brasil 0 x 2 México
Brasil 3 x 0 Chile
Brasil 1 x 0 Equador
Brasil 6 x 1 Chile
Brasil 2 x 2 Uruguai (pênaltis: 5 x 4)
Brasil 3 x 0 Argentina
Brasil 2 x 0 Argélia
Estados Unidos 2 x 4 Brasil
Brasil 3 x 1 México
Colômbia 0 x 0 Brasil
Brasil 5 x 0 Equador
Peru 1 x 1 Brasil
Brasil 2 x 1 Uruguai
Irlanda 0 x 1 Brasil
Brasil 1 x 0 Suécia
Canadá 2 x 3 Brasil
Brasil 0 x 2 Venezuela
Paraguai 2 x 0 Brasil
Brasil 0 x 0 Argentina
Chile 0 x 3 Brasil
Brasil 0 x 0 Bolívia
Venezuela 0 x 4 Brasil
Brasil 0 x 0 Colômbia
Brasil 6 x 2 Portugal
Itália 0 x 2 Brasil
Equador 1 x 1 Brasil
Brasil 3 x 0 Peru
Uruguai 0 x 4 Brasil

FOTO: CBFNEWS

Nenhum comentário: