quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O retrógrado futebol brasileiro



Primeiro, a informação: a Rede Globo de Televisão pretende pôr fim aos pontos corridos no Campeonato Brasileiro. Com problemas de audiência e a falta de jogo no meio de semana, a "Plim-Plim" sonha com a volta dos torneios mata-mata, o que alavancaria a audiência da emissora, na visão de seus administradores mais antigos. Leia mais no Blog do Paulo Calçade.

A proposta é a seguinte: os quatro melhores colocados disputariam semifinais e finais a partir de novembro, para decidir quem será campeão brasileiro. Os dois primeiros colocados do turno garantem duas vagas na Libertadores. As outras duas vagas seriam do campeão e do vice-campeão brasileiro. Caso os times se repitam, os próximos colocados herdariam o posto.

Se isso realmente acontecer, será um retrocesso inimaginável para o futebol brasileiro. Depois de ceder às pressões e adotar um sistema única de disputa, o futebol brasileiro pode voltar aos tempos em que cada campeonato tinha um formato. Isso, do ponto de vista da credibilidade, destrói o avanço do futebol nacional.

Os times passam a não depender de sua organização, e sim de uma pitada de sorte. Os clubes também não tem a garantia de jogar durante a temporada inteira, e podem ser forçados a encerrar suas atividades dois ou três meses antes do fim do Brasileiro. Além disso, o público - que já se acostumou com a fórmula - corre risco de diminuir sua presença nos estádios. Fora a questão da justiça: o campeão é sempre o melhor time quando o campeonato é por pontos corridos.

Ao invés de pensar numa inversão de calendário ou adequação ao futebol europeu, a CBF e a Globo planejam mudar a cara do Campeonato Brasileiro, justamente agora que o torcedor acostumou-se com o torneio.

Se isso acontecer, seria uma pena.

Um comentário:

Unknown disse...

Que foi Mu?! Tá com medo que se as coisas voltem a ser como eram antes de 2005 o São Paulo pare de ganhar?! hauhauhau

Te amo...

bjus